Buquê de noiva, origem
A Tradição do Buquê é um símbolo de vida, pois esta ligada à fertilidade ( Já que as flores são os orgãos
reprodutivos das plantas).
Para os antigos gregos e romanos, o buquê era feito
com uma mistura de alho, ervas e grãos.
Esperava se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantiam uma união frutífera. Os antigos romanos costumavam atirar flores no trajeto da noiva, pois acreditava que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido. Na Europa, durante a Idade Média, os arranjos começaram a tornar-se mais sofisticado, devido à chegada de flores exóticas.
Na época Vitoriana, era impróprio declarar abertamente seus sentimentos, criou-se então a linguagem das flores, para demonstrar suas intenções sem falar um a palavra sequer.
Os buquês passaram a ser escolhido por causa do
significado das flores. Na antiga Polônia, acreditava-se que colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se materia "doce"ao longo do casamento. Antigamente havia o hábito de guardar o buquê sob uma redoma de vidro, exposto sobre algum móvel na sala ou na cômoda do quarto. |
Para escolher o modelo, leve em conta sua altura, horário e local do casamento.
Os buquês em cascata e braçada não são recomendados para noivas baixinhas, porque encurtam o corpo. Os redondos são universais.
Os casamentos de manhã e à tarde pedem buquês mais discretos. Flores campestres e em tons pastéis vão bem. À noite, os extravagantes estão liberados, bem como os brilhos e pedrarias.
Na hora de escolher as flores e cores, considere o estilo do vestido e da decoração, para buscar um equilíbro. Mas atenção: o buquê não deve combinar com a decoração! Como ele é parte do look da noiva, deve se diferenciar.
Casamentos realizados durante o dia, em sítios, capelas, praia, residências, etc sugerem bouquets mais "leves", menores e redondos e, apesar da cor branca ser considerada a tradicional nos casamentos, o bouquet pode vir a ser confeccionado com flores do campo ou outras flores nobres coloridas (lírios, rosas, gérberas, etc) com acabamentos mais despojados . Já os casamentos realizados à noite,em igrejas, buffets, etc,podem contar com bouquets mais glamourosos, maiores e de cores mais fortes, com acabamento em cetim, pedrarias, etc.
Altura da noiva
A altura da noiva influi na escolha do bouquet para proporcionar um resultado visualmente mais harmônico, mas é a sua personalidade que irá determinar a escolha de um bouquet romântico, exótico, delicado, clássico, moderno, etc. Noivas mais baixas geralmente ficam muito melhores com bouquets red
Estilo da noiva
- Romântico: Bouquets estilo redondo ou braçada, nas cores vermelha, rosa, pink, etc. Pode-se sugerir os tons sobre tons e acabamentos com laços e fitas.
- Exóticos: Flores exóticas com mistura de cores, padrões e texturas.
- Delicado: Formato redondo, cores suaves, tamanho proporcional. Acabamento sutil com pequenas flores e cetim.
- Clássico: Bouquets formais, redondos ou em cascata. As rosas, tulipas e orquídeas são as mais indicadas.
- Moderno: Flores e combinações mais inusitadas. Cores mais fortes e contrastantes. Formato redondo “desestruturado” com folhagens e elementos diversos
Cores das Flores
Tons de lilás, roxo e azul, conferem uma certa magia, pois são cores que sugerem tranqüilidade, espiritualidade, etc.
- O vermelho indica paixão e sedução.
- O rosa traz suavidade e delicadeza ao bouquet.
- Os tons de amarelo e laranja traduzem energia e vitalidade.
- O branco é pureza e sofisticação
*Pesquisa feita na internet: (Casamento e Cia; Florencanto e Blog Planejando meu casamento.)